Por Gabriel Gomes
Análise livre de spoilers!
PS: Estou falando da versão completa do jogo, seja digital ou física, que inclui todos os DLCs já lançados.
Resident Evil Revelations, inicialmente lançado para Nintendo 3DS exclusivamente, recebeu um port e foi relançado para as plataformas PS3, Xbox360 e PC mais tarde. Com o sucesso do jogo a Capcom começou a produzir o 2, embora os gráficos de Revelations não fossem tão bons, possui história bem envolvente e personagens clássicos de volta (Jill Valentine e Chris Redfield), contando a trama que acontece antes de Resident Evil 5. Finalmente, Revelations 2 foi lançado dia 19 de março aqui no Brasil para PC, PS3, PS4, Xbox One e Xbox360.
Sinópse
Revelations 2 não é uma continuação direta do primeiro. Ele se passa depois dos eventos de Resident Evil 5, e antes de Resident Evil 6. Claire Redfield, irmã de Chris Redfield, participa da Terra Save, que é contra o bioterrorismo. Junto dela está Moira Burton, filha de Barry Burton, membro da BSAA, tendo seus parceiros Chris Redfield e Jill Valentine, esteve junto com eles no incidente da mansão em Resident Evil e salvou Jill do caos de Raccoon City em Resident Evil 3. Pessoas misteriosas invadem o prédio onde está ocorrendo um evento da Terra Save. Eles capturam os membros da Terra Save, incluindo Claire e Moira. Elas acordam em uma prisão estranha, e logo descobrem que estão em uma ilha infestada por monstros e criaturas apavorantes. Notando que é uma situação de perigo e que não sabem o que está havendo, as garotas buscam por respostas enquanto fazem de tudo pra sobreviver e tentam se salvar do horror. Parece que tem alguma mulher misteriosa no comando, que fala com elas através de braceletes. 6 meses depois de descobrir que sua filha e Claire foram capturadas e levadas pra essa ilha, Barry Burton vai até o local para investigar e tentar resgatá-las. Lá, encontra uma garotinha misteriosa chamada Natalia, a qual ele necessita proteger durante sua jornada. Natalia é esperta e possui a habilidade sobrenatural de ver inimigos invisíveis e sentir a presença dos mesmos até quando estão longe.
Jogabilidade
Você controla Claire e Moira. Claire pode usar pistolas, espingarda, metralhadora e até uma magnum. Mas a munição é escassa e você precisa saber usá-la muito bem. Moira, devido a um trauma de infância, não usa armas de fogo, e manuseia uma lanterna para ajudar Claire e com um pé de cabra, pode ajudar no combate contra os inimigos. O jogo está repleto de puzzles (quebra cabeças, desafios estratégicos que você precisa pensar para passar por eles, resolvendo os mesmos) e locais trancados que obrigam você a procurar por itens como chaves para poder passar. A metade do jogo conta a história das garotas na ilha. Já a outra metade é com Barry e Natalia, procurando Claire e Moira para resgatá-las. Barry está todo armado e munição é o que não falta. Natalia pode sentir a presença de vários inimigos em um nível muito mais avançado do que Barry, e isso ajuda. Ela também pode passar por passagens bem pequenas e atirar tijolos em inimigos para desnorteá-los. Adicionalmente, o jogo não possui suporte online na campanha principal. Mas você pode jogar com alguém no modo 2 players. Alguém vai controlar Claire e a outra pessoa controlará Moira. O mesmo com Barry e Natalia.
A volta do survival horror
Na minha opinião, parece que desta vez a Capcom acertou em cheio. O survival horror parece estar de volta. A tensão, o medo, a adrenalina. A necessidade que você sente de sobreviver e o receio do que pode estar se escondendo na escuridão. Há vários momentos no jogo que deixam qualquer um tenso. E você precisa ser cuidadoso com as curas e com sua munição. O jogo não é difícil, mas também não é fácil. Os personagens se encontram em uma situação que é preciso fazer de tudo o que for preciso pra sobreviver e escapar do horror. Certas partes garantem alguns sustos e desespero. Particularmente, quando eu joguei ele pela primeira vez, levei alguns sustos e fiquei muito tenso em tantas partes... claro, morri inúmeras vezes também...
Digno de ser enumerado
Resident Evil Revelations 1 e 2 não são menos importantes do que os numerais da saga. Porém, são sub-séries, mesmo que cronológicas. Era digno de ser um Resident Evil 7, por exemplo. Jogo espetacular.
Inovações
Pela primeira vez em Resident Evil nós ganhamos o modo stealth. Os personagens podem agachar e andar dessa forma, também podendo atacar inimigos por trás silenciosamente com uma porrada só. Você agora pode pegar caixas e carregá-las para colocar nos lugares onde é necessário para progredir no jogo. Muitas vezes para alcançar algum lugar que seu personagem não consegue, ou também para ativar algum gerador. Nossos heróis agora possui um esquema de habilidades. Tipo no jogo The Last of Us para PS3. Dentre muitas habilidades, você pode, por exemplo, melhorar a vida, pode melhorar o poder de ataque e o poder de cura. Para comprá-las, você usa o PB, pontos que ganha conforme vai avançando no jogo e completando certos requisitos, também coletando algumas jóias como Topázio (100 PB), Rubi (250 PB), Safira (500 PB) e Esmeralda (1.000 PB). Além disso tudo, não poderia deixar de mencionar o sistema de esquiva, que está muito bom e bem prestativo. Fácil de usar. Assim você consegue esquivar de vários ataques de inimigos!
O que nós esperávamos
Concluindo:
Os Pontos Positivos
Tirando tudo o que eu mencionei aí em cima, vou resumir:
EnvolventeAté demais! A cada vez mais que avança no jogo e vai descobrindo mais sobre o que está acontecendo, descobrindo mais sobre os personagens, mais sobre a história... você quer avançar mais ainda pra descobrir mais ainda da trama. Sem contar que você literalmente se sente na pele dos personagens, e quer fazer de tudo pra que no fim, tudo fique bem e que eles consigam se salvar.
Emocionante
O que não falta é emoção. Sobrevivência, ação, tensão, adrenalina. Não tem como não se sentir emocionado conforme o jogo vai se desenrolando.
Episódios Extras
O jogo possui dois episódios extras DLC que estão inclusos na versão completa. Caso contrário, você precisa comprar para jogar. The Struggle (O Conflito) conta uma parte da história de Moira no jogo, que eu não vou contar pois contém spoilers. O outro, Little Miss (Mocinha), conta uma parte da história de Natalia, que é bem interessante e sombria, porém, especificamente nesse capítulo, pra mim o quesito de jogabilidade se torna um pouco chato por ser repetitivo.
Fator Replay altíssimo!
É uma das coisas que eu mais gosto. Por que? Porque assim é difícil de você enjoar do jogo. Você terminou o jogo uma vez? Ok. Mas pode fazer muito mais coisas. Você pode se desafiar e tentar terminar o jogo nas dificuldades Sobrevivente (dificuldade difícil) e Sem Escapatória, que é mais difícil ainda. A recompensa por terminar o jogo em tais dificuldades? Armas bônus como uma metralhadora (Chicago Typewriter, presente em Resident Evil 4), Besta, RPG (Lança Foguetes Infinito), furadeira, faca superior... sem contar os modos Contagem Regressiva (onde é preciso terminar o jogo correndo contra o tempo) e Invisível (onde todos os inimigos são invisíveis aos olhos de Claire e Barry). Por terminar esses modos, você libera a poderosa espada Katana para Moira e uma arma que solta bolhas para Natalia. Ao atirar bolhas nos inimigos, eles ficam parados por alguns segundos facilitando o combate. Além disso tudo, existem os emblemas secretos, larvas de inseto e desenhos de Kafka para você encontrar durante o jogo. Estão escondidos, mas encontrando eles, você pode ganhar estatuetas dos personagens e monstros do jogo (tipo figuras de ação 3D que você pode visualizar da cabeça aos pés, dar zoom e observar cada detalhe...), pode ver galeria de arte e o melhor: arquivos secretos. Os arquivos secretos contam fatos que chamam atenção: há um email de Barry para Chris, um email que a Jill mandou pra Barry depois de Resident Evil 5, anotações sobre várias coisas e muitos outros que eu não posso falar pois contém spoiler... O jogo possui dois finais: um final bom e o outro ruim. O final bom é o verdadeiro (ainda bem), mas se você quiser dar um replay e fazer algo diferente, poderá ver o final ruim, mesmo que seja só por curiosidade. Um dos fatores mais altos para o replay também são as roupas extras para todos os 4 personagens. Claire possui uma roupa de sniper, a outra roupa é a clássica que ela usou em Resident Evil 2 e por fim uma roupa de cowgirl. Barry possui o seu uniforme STARS que usou em Resident Evil e um uniforme de comandante. Natalia tem uma fantasia de seu bicho de pelúcia "Lottie" e um vestido preto. Moira tem uma roupa de ninja e a outra é uma versão "sobrevivente" da sua roupa comum. Além disso tudo para o modo campanha, temos o Raid Mode. O que você quer mais!?
Raid Mode
O modo de Raid possui muitas missões, onde seu objetivo é avançar e ir matando os inimigos que surgirem. A cada missão, a dificuldade vai aumentando. Ganhando experiência, você eleva o nível do seu personagem. Você pode equipar habilidades, pode escolher e personalizar suas armas, que possuem níveis assim como seu personagem. Todos os personagens do jogo estão presentes pra você poder escolher e jogar (menos Natalia, que é uma garotinha e não usa armas de fogo, né!). Temos Claire, Barry, Neil e Gina, por exemplo. De outros jogos, nós temos de volta Chris Redfield, Leon Kennedy, Jill Valentine, Hunk e Albert Wesker! As missões também possuem dificuldades: normal, difícil e muito difícil. Você pode jogar em modo 2 players com alguém do seu lado ou também com alguém pela internet, pois o Raid Mode possui suporte online. O Raid Mode para dois jogadores é cooperativo, e a pessoa que for jogar com você terá que ir ajudando você em sua jornada. A maioria das missões são cenários de Resident Evil 6, mas algumas são de Resident Evil Revelations e do próprio Revelations 2. Podemos ver em sua maioria, inimigos do próprio jogo, mas também aparecem alguns inimigos de Resident Evil 5, 6 e Revelations.
Gosto de quero mais
O final de Revelations 2 é muito marcante, excelente, impecável. E deixa na cara que haverá uma continuação. Agora resta saber se virá um Revelations 3 ou se a continuação vai se desenrolar em um Resident Evil 7 no futuro...
Os Pontos Negativos
Gráficos
Definitivamente o fator que mais incomoda. Os gráficos estão bonitos, mas não impecáveis. Na oitava geração, todos nós esperávamos bem mais.
Perda de desempenho nos consoles PS3 e Xbox360
De vez em quando o jogo dá uns lags nesses consoles, umas travadas que são bem chatas. Pelo menos só são em algumas vezes, principalmente quando está salvando.
Legendas PT-BR
Encontrei erros na tradução diversas vezes. Não sei o motivo, mas com certeza era necessário muito mais profissionalismo...
Mais curto que o comum
Revelations 2 não é um jogo curto, mas definitivamente é um jogo mais curto do que o comum em Resident Evil. Fiquei decepcionado com a duração pequena da parte de Claire e Moira no episódio 4.
Por fim, se você gosta de Resident Evil e/ou de tensão, terror, survival horror, não pode deixar de jogar este. Impecável. De 1 a 10, eu dou 9, tirando esse ponto pelos fatores negativos que mencionei logo em cima.
Análise livre de spoilers!
PS: Estou falando da versão completa do jogo, seja digital ou física, que inclui todos os DLCs já lançados.
Resident Evil Revelations, inicialmente lançado para Nintendo 3DS exclusivamente, recebeu um port e foi relançado para as plataformas PS3, Xbox360 e PC mais tarde. Com o sucesso do jogo a Capcom começou a produzir o 2, embora os gráficos de Revelations não fossem tão bons, possui história bem envolvente e personagens clássicos de volta (Jill Valentine e Chris Redfield), contando a trama que acontece antes de Resident Evil 5. Finalmente, Revelations 2 foi lançado dia 19 de março aqui no Brasil para PC, PS3, PS4, Xbox One e Xbox360.
Sinópse
Revelations 2 não é uma continuação direta do primeiro. Ele se passa depois dos eventos de Resident Evil 5, e antes de Resident Evil 6. Claire Redfield, irmã de Chris Redfield, participa da Terra Save, que é contra o bioterrorismo. Junto dela está Moira Burton, filha de Barry Burton, membro da BSAA, tendo seus parceiros Chris Redfield e Jill Valentine, esteve junto com eles no incidente da mansão em Resident Evil e salvou Jill do caos de Raccoon City em Resident Evil 3. Pessoas misteriosas invadem o prédio onde está ocorrendo um evento da Terra Save. Eles capturam os membros da Terra Save, incluindo Claire e Moira. Elas acordam em uma prisão estranha, e logo descobrem que estão em uma ilha infestada por monstros e criaturas apavorantes. Notando que é uma situação de perigo e que não sabem o que está havendo, as garotas buscam por respostas enquanto fazem de tudo pra sobreviver e tentam se salvar do horror. Parece que tem alguma mulher misteriosa no comando, que fala com elas através de braceletes. 6 meses depois de descobrir que sua filha e Claire foram capturadas e levadas pra essa ilha, Barry Burton vai até o local para investigar e tentar resgatá-las. Lá, encontra uma garotinha misteriosa chamada Natalia, a qual ele necessita proteger durante sua jornada. Natalia é esperta e possui a habilidade sobrenatural de ver inimigos invisíveis e sentir a presença dos mesmos até quando estão longe.
Jogabilidade
Você controla Claire e Moira. Claire pode usar pistolas, espingarda, metralhadora e até uma magnum. Mas a munição é escassa e você precisa saber usá-la muito bem. Moira, devido a um trauma de infância, não usa armas de fogo, e manuseia uma lanterna para ajudar Claire e com um pé de cabra, pode ajudar no combate contra os inimigos. O jogo está repleto de puzzles (quebra cabeças, desafios estratégicos que você precisa pensar para passar por eles, resolvendo os mesmos) e locais trancados que obrigam você a procurar por itens como chaves para poder passar. A metade do jogo conta a história das garotas na ilha. Já a outra metade é com Barry e Natalia, procurando Claire e Moira para resgatá-las. Barry está todo armado e munição é o que não falta. Natalia pode sentir a presença de vários inimigos em um nível muito mais avançado do que Barry, e isso ajuda. Ela também pode passar por passagens bem pequenas e atirar tijolos em inimigos para desnorteá-los. Adicionalmente, o jogo não possui suporte online na campanha principal. Mas você pode jogar com alguém no modo 2 players. Alguém vai controlar Claire e a outra pessoa controlará Moira. O mesmo com Barry e Natalia.
A volta do survival horror
Na minha opinião, parece que desta vez a Capcom acertou em cheio. O survival horror parece estar de volta. A tensão, o medo, a adrenalina. A necessidade que você sente de sobreviver e o receio do que pode estar se escondendo na escuridão. Há vários momentos no jogo que deixam qualquer um tenso. E você precisa ser cuidadoso com as curas e com sua munição. O jogo não é difícil, mas também não é fácil. Os personagens se encontram em uma situação que é preciso fazer de tudo o que for preciso pra sobreviver e escapar do horror. Certas partes garantem alguns sustos e desespero. Particularmente, quando eu joguei ele pela primeira vez, levei alguns sustos e fiquei muito tenso em tantas partes... claro, morri inúmeras vezes também...
Digno de ser enumerado
Resident Evil Revelations 1 e 2 não são menos importantes do que os numerais da saga. Porém, são sub-séries, mesmo que cronológicas. Era digno de ser um Resident Evil 7, por exemplo. Jogo espetacular.
Inovações
Pela primeira vez em Resident Evil nós ganhamos o modo stealth. Os personagens podem agachar e andar dessa forma, também podendo atacar inimigos por trás silenciosamente com uma porrada só. Você agora pode pegar caixas e carregá-las para colocar nos lugares onde é necessário para progredir no jogo. Muitas vezes para alcançar algum lugar que seu personagem não consegue, ou também para ativar algum gerador. Nossos heróis agora possui um esquema de habilidades. Tipo no jogo The Last of Us para PS3. Dentre muitas habilidades, você pode, por exemplo, melhorar a vida, pode melhorar o poder de ataque e o poder de cura. Para comprá-las, você usa o PB, pontos que ganha conforme vai avançando no jogo e completando certos requisitos, também coletando algumas jóias como Topázio (100 PB), Rubi (250 PB), Safira (500 PB) e Esmeralda (1.000 PB). Além disso tudo, não poderia deixar de mencionar o sistema de esquiva, que está muito bom e bem prestativo. Fácil de usar. Assim você consegue esquivar de vários ataques de inimigos!
O que nós esperávamos
Muitos fãs, inclusive eu, esperávamos elementos clássicos e legais de volta. Uma coisa muito legal é a ligação que o jogo possui com Resident Evil 5, 6 e Revelations. O incidente da África é mencionado, o vírus Uroboros aparece novamente. Chris e Albert Wesker são mencionados, além de que no fim do jogo, você vai poder ver que os eventos de Resident Evil 6 estão começando a acontecer (o incidente de Tall Oaks, o caos na China...) Estão de volta os chefões (inclusive o final), modos extras e destraváveis como roupas, arquivos secretos (contam coisas bem interessantes) e armas bônus. Além de tudo isso, existem dois finais! Tudo isso eu vou mencionar no tópico a seguir.
Os Pontos Positivos
Tirando tudo o que eu mencionei aí em cima, vou resumir:
EnvolventeAté demais! A cada vez mais que avança no jogo e vai descobrindo mais sobre o que está acontecendo, descobrindo mais sobre os personagens, mais sobre a história... você quer avançar mais ainda pra descobrir mais ainda da trama. Sem contar que você literalmente se sente na pele dos personagens, e quer fazer de tudo pra que no fim, tudo fique bem e que eles consigam se salvar.
Emocionante
O que não falta é emoção. Sobrevivência, ação, tensão, adrenalina. Não tem como não se sentir emocionado conforme o jogo vai se desenrolando.
Episódios Extras
O jogo possui dois episódios extras DLC que estão inclusos na versão completa. Caso contrário, você precisa comprar para jogar. The Struggle (O Conflito) conta uma parte da história de Moira no jogo, que eu não vou contar pois contém spoilers. O outro, Little Miss (Mocinha), conta uma parte da história de Natalia, que é bem interessante e sombria, porém, especificamente nesse capítulo, pra mim o quesito de jogabilidade se torna um pouco chato por ser repetitivo.
Fator Replay altíssimo!
É uma das coisas que eu mais gosto. Por que? Porque assim é difícil de você enjoar do jogo. Você terminou o jogo uma vez? Ok. Mas pode fazer muito mais coisas. Você pode se desafiar e tentar terminar o jogo nas dificuldades Sobrevivente (dificuldade difícil) e Sem Escapatória, que é mais difícil ainda. A recompensa por terminar o jogo em tais dificuldades? Armas bônus como uma metralhadora (Chicago Typewriter, presente em Resident Evil 4), Besta, RPG (Lança Foguetes Infinito), furadeira, faca superior... sem contar os modos Contagem Regressiva (onde é preciso terminar o jogo correndo contra o tempo) e Invisível (onde todos os inimigos são invisíveis aos olhos de Claire e Barry). Por terminar esses modos, você libera a poderosa espada Katana para Moira e uma arma que solta bolhas para Natalia. Ao atirar bolhas nos inimigos, eles ficam parados por alguns segundos facilitando o combate. Além disso tudo, existem os emblemas secretos, larvas de inseto e desenhos de Kafka para você encontrar durante o jogo. Estão escondidos, mas encontrando eles, você pode ganhar estatuetas dos personagens e monstros do jogo (tipo figuras de ação 3D que você pode visualizar da cabeça aos pés, dar zoom e observar cada detalhe...), pode ver galeria de arte e o melhor: arquivos secretos. Os arquivos secretos contam fatos que chamam atenção: há um email de Barry para Chris, um email que a Jill mandou pra Barry depois de Resident Evil 5, anotações sobre várias coisas e muitos outros que eu não posso falar pois contém spoiler... O jogo possui dois finais: um final bom e o outro ruim. O final bom é o verdadeiro (ainda bem), mas se você quiser dar um replay e fazer algo diferente, poderá ver o final ruim, mesmo que seja só por curiosidade. Um dos fatores mais altos para o replay também são as roupas extras para todos os 4 personagens. Claire possui uma roupa de sniper, a outra roupa é a clássica que ela usou em Resident Evil 2 e por fim uma roupa de cowgirl. Barry possui o seu uniforme STARS que usou em Resident Evil e um uniforme de comandante. Natalia tem uma fantasia de seu bicho de pelúcia "Lottie" e um vestido preto. Moira tem uma roupa de ninja e a outra é uma versão "sobrevivente" da sua roupa comum. Além disso tudo para o modo campanha, temos o Raid Mode. O que você quer mais!?
Raid Mode
O modo de Raid possui muitas missões, onde seu objetivo é avançar e ir matando os inimigos que surgirem. A cada missão, a dificuldade vai aumentando. Ganhando experiência, você eleva o nível do seu personagem. Você pode equipar habilidades, pode escolher e personalizar suas armas, que possuem níveis assim como seu personagem. Todos os personagens do jogo estão presentes pra você poder escolher e jogar (menos Natalia, que é uma garotinha e não usa armas de fogo, né!). Temos Claire, Barry, Neil e Gina, por exemplo. De outros jogos, nós temos de volta Chris Redfield, Leon Kennedy, Jill Valentine, Hunk e Albert Wesker! As missões também possuem dificuldades: normal, difícil e muito difícil. Você pode jogar em modo 2 players com alguém do seu lado ou também com alguém pela internet, pois o Raid Mode possui suporte online. O Raid Mode para dois jogadores é cooperativo, e a pessoa que for jogar com você terá que ir ajudando você em sua jornada. A maioria das missões são cenários de Resident Evil 6, mas algumas são de Resident Evil Revelations e do próprio Revelations 2. Podemos ver em sua maioria, inimigos do próprio jogo, mas também aparecem alguns inimigos de Resident Evil 5, 6 e Revelations.
Gosto de quero mais
O final de Revelations 2 é muito marcante, excelente, impecável. E deixa na cara que haverá uma continuação. Agora resta saber se virá um Revelations 3 ou se a continuação vai se desenrolar em um Resident Evil 7 no futuro...
Os Pontos Negativos
Gráficos
Definitivamente o fator que mais incomoda. Os gráficos estão bonitos, mas não impecáveis. Na oitava geração, todos nós esperávamos bem mais.
Perda de desempenho nos consoles PS3 e Xbox360
De vez em quando o jogo dá uns lags nesses consoles, umas travadas que são bem chatas. Pelo menos só são em algumas vezes, principalmente quando está salvando.
Legendas PT-BR
Encontrei erros na tradução diversas vezes. Não sei o motivo, mas com certeza era necessário muito mais profissionalismo...
Mais curto que o comum
Revelations 2 não é um jogo curto, mas definitivamente é um jogo mais curto do que o comum em Resident Evil. Fiquei decepcionado com a duração pequena da parte de Claire e Moira no episódio 4.
Por fim, se você gosta de Resident Evil e/ou de tensão, terror, survival horror, não pode deixar de jogar este. Impecável. De 1 a 10, eu dou 9, tirando esse ponto pelos fatores negativos que mencionei logo em cima.