segunda-feira, 20 de abril de 2015

TOP 10: Jogos de Terror de PlayStation 2


Por Gabriel Gomes
Hoje eu decidi fazer algo de diferente. Montei um Top 10 (vindo da minha opinião, é claro) de jogos de terror / survival horror para PlayStation 2 / PS2. Se você é fã do gênero e ainda não jogou algum desses, te aconselho a jogar.

#10 - Resident Evil 4
Leon e Ada, protagonistas de Resident Evil 4.
  Alguns consideram Survival Horror, outros consideram um jogo de ação e tiro. Eu acho que Resident Evil 4 tem de tudo um pouco. E pra mim é o menos aterrorizante da lista, por isso está em último lugar. Não é o melhor da saga, porém é muito famoso e muito bom. Leon Kennedy, agente do governo, é mandado para investigar uma vila em busca da filha do presidente, Ashley. Chegando lá, descobre que os moradores são hostis e parecem estar infectados. O jogo tem puzzles, momentos de pura tensão e sobrevivência, e você deve proteger Ashley. O fator replay é alto, já que ao terminar o jogo você libera o modo Separate Ways, onde você controla a espiã Ada Wong e descobre a história no ponto de vista dela enquanto Leon faz seu papel na história principal. Temos o outro modo chamado de Assignment Ada, que novamente nos dá o controle para Ada, que neste, precisa recuperar a amostra do Las Plagas, que infectou a população do local. No modo The Mercenaries, você pode escolher entre 4 cenários e um dos cinco personagens: Leon, Ada, Hunk, Wesker ou Krauser. O objetivo desse modo é matar quantos inimigos você puder o mais rápido possível antes do tempo acabar. 


#9 - Resident Evil: Outbreak & Outbreak File #2


Os personagens protagonistas (da esquerda pra direita): Alyssa,
David, Cindy, Kevin, George, Yoko, Mark e Jim.
  Dois jogos em um só, porque são praticamente a mesma coisa. Outbreak é um spin-off que conta a história de civis em meio ao caos de Raccoon City. Alyssa, David, Cindy, Kevin, George, Yoko, Mark e Jim. É no estilo clássico de Resident Evil, com câmeras clássicas, portas, inimigos (zumbis, monstros)... Tudo começa quando eles estão em um bar, e percebem que as coisas na cidade não estão boas. Você encontra armas e itens pelo cenário que vão te ajudar a prosseguir no jogo. Você pode escolher o seu personagem, e mais dois deles vão te acompanhar a cada fase. É claro que seu objetivo principal é sobreviver a isso tudo e escapar da cidade de alguma forma. O jogo não garante muito terror, mais com certeza é um survival horror e possui muitos momentos de tensão e sustos. Roupas extras e munição infinita pra mim são os únicos motivos que aumentam o fator replay desse jogo, que é o bom, tanto o primeiro quanto o segundo. Porém, não tenho vontade em ficar re-jogando várias vezes, até porque não vejo tanto motivo pra isso.

#8 - Resident Evil: Code Veronica


Os irmãos Redfield: Claire e Chris.
  Mais um da saga Resident Evil (e último da lista). Claire Redfield invade uma base da Umbrella para ser presa e levada para a ilha Rockfort propositalmente para poder buscar pistas sobre o paradeiro de seu irmão, Chris Redfield. Na ilha, é óbvio que você vai encontrar zumbis e vários tipos de monstros possíveis. A primeira metade do jogo é com Claire, e já a segunda, com Chris. Esse Resident Evil ainda possui o estilo clássico da série e garante muitos sustos e momentos de tensão. Não é um jogo fácil, você precisa economizar muita munição e cura pra não ser devorado pelas criaturas. O ruim desse jogo é que ele não possui um fator replay alto, já que não possui muitos extras a oferecer.

#7 - Obscure & Obscure II


Personagens do primeiro Obscure. Shannon, Kevin e Sven retornam
em Obscure II.
  Em Obscure, temos vários amigos em uma universidade assombrada por um segredo muito obscuro (não é atoa que o nome do jogo é esse). Com o desaparecimento misterioso de seu irmão na universidade, Shannon se encontra com seus amigos para decidir encontrar pistas. Você pode escolher o seu personagem entre o grupo, e será esse personagem e um parceiro a mais. Você encontrará armas e itens para prosseguir na universidade e ir encontrando cada vez mais pistas. E é claro, monstros e criaturas horríveis irão aparecer para te assombrar e te atacar. Em Obscure II, podemos ver uma notável melhora nos controles e nos gráficos. O jogo não se passa apenas na universidade, que ainda possui o mistério do jogo anterior, que não acabou. Temos personagens novos e dessa vez o jogo te apresenta diversas duplas pra você controlar. Nas duplas, você alterna entre os dois personagens que possuem habilidades únicas que são muito úteis pra prosseguir no jogo. Amy, por exemplo, pode juntar pedaços de letras e papéis rasgados e separados. Kenny é atleta e é o mais forte de todos. Em Obscure I e II, não se apegue muito aos personagens, pois muitos deles vão morrer ao decorrer da história, que é muito boa tanto no primeiro quanto no segundo jogo. Porém, na minha opinião, o segundo é bem melhor, mas não deixa o primeiro à desejar, que também é excelente. O jogo possui muitos momentos de adrenalina e com certeza vai te deixar muito tenso e com medo em muitas partes de escuridão e perigo. Sem falar nos sustos que acontecem a todo tempo...

#6 - Clock Tower 3


  Você não possui armas nesse jogo para se defender, a não ser quando você tem que enfrentar os chefões. Alyssa vai completar 15 anos e vive em sua escola longe de sua casa. Porém, perto de seu aniversário, ela recebe uma carta de sua mãe dizendo para ela se esconder até ela completar no mínimo 18 anos e não voltar para casa. Extremamente preocupada, Alyssa volta para sua casa e não encontra sua mãe, mas um homem estranho que ameaça a garota. Entrando em uma jornada para descobrir o segredo de sua família que a amaldiçoa e encontrar sua mãe, Alyssa descobre muitas coisas sobre seu avô, sua família e precisa sobreviver a stalkers que a perseguem e querem matá-la. O único meio de escapar deles é se escondendo. Alguns espíritos irão te ajudar ao percorrer do jogo se você ajudá-los a encontrar paz e descobrir o que aconteceu com eles, fazendo justiça para os mesmos. O jogo possui puzzles e garante muita adrenalina e sustos. É excelente! Um survival que não possui armas, mostrando que uma garota de apenas 15 anos pode usar seus instintos de sobrevivência para vencer seus medos e salvar sua própria vida.

#5 -  Rule of Rose



  Jennifer, ao andar de ônibus, se encontra de volta a seu passado sombrio: o orfanato no topo da colina. Rule of Rose é um jogo de horror psicológico. A garota volta ao passado e revive seus maiores pesadelos de quando era criança e esteve no local. Três órfãs, aparentemente "as mais notáveis" do local, possuíam um grupo "As Aristocratas" em que, a cada mês, todos os órfãos deviam buscar presentes para elas e seriam assim julgados, quem desse o pior presente seria castigado. O jogo então se passa assim, cada capítulo é um mês, e a cada mês você deve procurar pelos cenários um presente para as aristocratas. Um mês um coelho, no outro uma borboleta... Aos poucos, Jennifer vai tomando força para enfrentar as meninas e seus maiores medos. Ao longo do jogo, você vai encontrar órfãos desfigurados que vão tentar te atacar, e o seu único amigo é um cachorro chamado Brown, que te ajuda a encontrar itens e pistas, também te protege e te mostra qual caminho deve seguir. Jennifer não usa armas de fogo e nem se esconde, mas pode se defender com facas, machados e até uma pá de metal. Rule of Rose não possui muitos sustos, mas com certeza é muito macabro, já que o terror é psicológico, ao tempo todo você vê cenas bizarras e percebe que as crianças do orfanato não são crianças normais...

#4 - Silent Hill 2



  James recebe uma carta de sua mulher, o problema é que ela já faleceu há muito tempo. A carta pede para que ele vá para Silent Hill, uma cidade fantasma. Esse jogo da saga não requer que você tenha conhecimento e nem que tenha jogado outros, ou o primeiro. A história não é uma continuação direta, mas se passa em Silent Hill. Em sua jornada para encontrar sua falecida esposa e achando que está ficando louco, James vai encontrar monstros e vai precisar sobreviver para descobrir o que está acontecendo. No caminho, ele encontra pessoas na cidade que parecem não estar normais também, além d e Maria, uma mulher que parece muito com sua esposa. A cidade parece querer ensinar uma lição para James, através de tudo o que aconteceu em seu passado e o paradeiro da morte de sua esposa. Esse jogo com certeza vai te deixar com muita tensão e muito assustado. Jogue e verá! O meu preferido é o Silent Hill 3, que vem a seguir, porém, em quesito de história, esse é o melhor.


#3 - Silent Hill 3




  Curiosidade: Silent Hill 2: Revelação é um filme baseado nesse jogo. SH3 é uma continuação direta do primeiro Silent Hill. Heather Mason não para de ser assombrada por pesadelos que tem da cidade de Silent Hill, e em um dia de compras no shopping, fica com medo de um detetive que a persegue fazendo várias perguntas e afirmações sobre si mesma e seu pai. Com medo, Heather foge, mas se vê em um mundo alternativo no shopping, cheio de monstros bizarros querendo matá-la. Posteriormente, ela encontra com Claudia, uma religiosa aparentemente insana que diz que Heather será a responsável do renascimento de "Deus". Encontrando armas para se defender até voltar para sua casa, Heather se vê obrigada a ir para a cidade de Silent Hill para descobrir a sua ligação com a cidade e com toda essa loucura. A história do jogo é muito boa, junto com a jogabilidade e os cenários e criaturas totalmente macabros. Para prosseguir no jogo, assim como em SH2, você terá que resolver puzzles, encontrar chaves, itens e descobrir senhas. Até hoje confesso que fico com um pouco de medo ao jogar, e levo alguns sustos ainda. Ao terminar o jogo você pode liberar pela primeira vez em Silent Hill algumas roupas extras. Armas extras também poderão ser liberadas. Vale mencionar que esse é o primeiro (e único, até então) Silent Hill que possui uma personagem feminina de protagonista, e jogável.

#2 - Haunting Ground (Demento)

Fiona e seu amigo fiel, Hewie.

  Você irá notar várias semelhanças desse jogo com Rule of Rose. Fiona Belli sofre um acidente de carro com os seus pais e quando acorda, está presa em um castelo macabro e enorme. Sua única companhia é um pastor alemão branco, que irá protegê-la e ajudar a descobrir pistas e resolver quebra-cabeças para avançar no jogo. Fiona não possui armas e precisa fugir e se esconder de stalkers que a perseguem em todo o castelo. O jogo faz você ficar com muito medo e adrenalina, além de levar muitos sustos, porque ninguém sabe quando e onde algum stalker pode aparecer para te surpreender e te caçar. Conforme o jogo avança, a dificuldade aumenta, os stalkers que perseguem a menina e o cachorro vão ficando mais fortes e mais rápidos e Fiona percebe que ela possui algo consigo, e que é por isso que está sendo caçada por esses psicopatas dentro do castelo. Além disso, descobre que o local pertence a sua família. O resto da história você pode desvendar jogando essa obra prima da Capcom, que não foi muito bem divulgada por isso não é muito conhecido. Porém, é um jogo excelente, nota 10!

#1 - Fatal Frame (Trilogia)

As irmãs Mio e Mayu.
  Eu não sei vocês, mas se tem algo que me dá medo de verdade é lenda japonesa. E fantasmas, espíritos, entidades, seja lá como for. Fatal Frame, em geral, é um jogo japonês que possui seus inimigos como fantasmas que querem te machucar... e como se defender se eles já estão mortos? Sua única arma é uma câmera que tem o poder de exorcizá-los, e sua munição é basicamente diferentes filmes que você pode encontrar pelos cenários, para serem usados na câmera. Fantasmas vão surgir do nada o tempo todo, muitos deles são muito macabros MESMO e vão te dar muitos sustos o tempo todo. Os cenários são sempre escuros, sombrios e a trilha sonora vai ajudar a você ficar com mais medo ainda. Para prosseguir no jogo, o estilo clássico de survival horror predomina aqui também. É preciso encontrar chaves, itens e resolver quebra-cabeças para prosseguir. Em Fatal Frame, além disso tudo, em algumas ocasiões será preciso tirar fotos específicas para poder desvendar segredos e continuar seguindo no jogo. No primeiro jogo, Miku Hinasaki se vê obrigada por tamanha preocupação a ir procurar seu irmão desaparecido, que foi investigar a mansão Himuro e não deu notícias desde que chegou lá, há dias. Chegando na mansão, ao percorrer do jogo Miku deve se defender com a câmera dos espíritos que assombram o local, e aos poucos ela desvenda sobre o segredo que assombra a mansão e a todos que moravam lá, sem contar que descobre o paradeiro de seu irmão. Em Fatal Frame II, duas irmãs vão visitar um bosque, porém, Mayu se perde no meio da floresta perseguindo uma borboleta vermelha. Sua irmã Mio, protagonista do jogo, a segue, e as duas se encontram em uma vila abandonada, cheia de espíritos e segredos bizarros, até sobre as próprias irmãs. Fatal Frame III: The Tormented conta a história de Rei, uma mulher que perdeu seu marido em um acidente trágico de carro. Se culpando pelo acidente, Rei começa a ter pesadelos em uma mansão assombrada, e aos poucos, os espíritos invadem o mundo real. Querendo descobrir e se livrar da maldição de seus pesadelos, Rei contará com a ajuda de Miku, de FF1, que se tornou sua amiga e também Kei, tio de Mio e Mayu. Em geral, todos os três são muito bons. Os dois últimos, pra mim, são melhores do que o primeiro, porém fico em dúvida em qual escolho pra ser o meu preferido.

Sugestões: Querendo saber de mais jogos que ficaram fora da minha lista TOP 10 (porém são bons também), experimente os jogos de PlayStation 1 (PS1) e PCAlone In The Dark 4: The New Nightmare, o pai do survival horror e do terror nos games. Forbidden Siren e Kuon, mais dois jogos japoneses, porém, de criaturas e monstros, não de fantasmas. O primeiro Silent Hill, os clássicos Resident Evil, Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Misturando survival horror com RPG, temos Parasite Eve e Parasite Eve 2. Se quer sobreviver a dinossauros, não pode deixar de jogar os clássicos e famosos Dino Crisis 1 e 2.

Já falamos de gerações passadas, por que não sugerir alguns jogos de PlayStation 3 também?
Em janeiro de 2015 lançou a remasterização do remake do primeiro Resident Evil, ficou excelente! Não espere muito terror de Resident Evil 5: Gold Edition e nem de Resident Evil 6, porém muita adrenalina e tensão farão parte da sua sobrevivência. Não deixe jamais de jogar The Last Of Us, obra prima que conta a história de um mundo apocalíptico infestado de zumbis onde você terá de pensar muito para sobreviver. Resident Evil Revelations é um ótimo jogo de survival, mas não melhor que sua sequência Resident Evil: Revelations 2, que já ganhou uma análise minha aqui no blog. Por último, mas não menos importante, temos o macabro The Evil Within.


10 comentários:

  1. Desses aí já joguei todos e o único que não zerei foi o FF 1 e o Rule of Rose! Eu amo jogos de terror, mas não ponho mais fé nas grandes empresas porque os jogos de terror indie estão me conquistando cada vez mais. O meu game preferido é inclusive, indie e chama-se The Cat Lady, extremamente macabro,sombrio e triste, mas também lindo e extraordinário! Outros são Fran Bow, Downfall, Never Ending, Nightmare... a saga Blackwell, que mesmo não sendo de terror, é simplesmente fantástica!

    Sobre o CC 3, na verdade ela tem que se esconder até seu aniversário de 15 anos, e não 18. Em ObsCure 1 você pode salvar todos os personagens do game, e esse é inclusive o final verdadeiro. Rule of Rose sempre terá um lugar especial no meu coração. Acho que o SH4 tem a história mais original da saga e meu Revil favorito da série é o Outbreak 2! ObsCure é fantástico, amei o 2 mas ele peca por ser extremamente linear.

    ResponderExcluir
  2. faltou ALONE IN THE DARK-THE NEW NIGHTMARE!

    ResponderExcluir
  3. Quero que vcs se fodam pau no cú da mãe de vcs

    ResponderExcluir
  4. postar de novo mais agora com jogos de terror do playstation 3

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da lista me deu dicas ótimas,pois dos jogos da lista eu só serei o residente 4.Ótima lista👍

    ResponderExcluir
  6. Óptima lista cara só faltou o SIREN

    ResponderExcluir